Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Passerellidae
 Cabanis & Heine, 1850
Espécie: A. flavirostris

Nome Científico

Arremon flavirostris
Swainson, 1838

Nome em Inglês

Saffron-billed Sparrow


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Tico-tico-de-bico-amarelo

Também conhecido como tico-tico-do-mato e tico-tico-do-mato-de-bico-amarelo, o tico-tico-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris) é uma espécies da família Emberizidae. É encontrado em boa parte do centro-oeste brasileiro, sempre no interior da florestas. É mais freqüente do que o imaginado à primeira vista, pela dificuldade de observação.

Características

Suas cores destacam-no contra o fundo sombreado do chão da mata, enquanto pula entre raízes ou nos caules verticais das arvoretas. O laranja forte do bico (faixa negra no cume) forma um contraste único com o negro da cabeça (listra acinzentada no centro) e a listra branca. Costas cinzas, com asas esverdeadas e o encontro amarelo. A garganta é branca, tendo uma característica faixa peitoral negra, larga. Dependendo da posição da ave, essa faixa pode parecer mais estreita do que é. O restante do peito e barriga cinza claro, quase branco. Longas pernas cinza e, se a luz estiver muito boa, é possível ver as compridas unhas brancas. O macho com a cabeça e o peito coloridos berrantemente de preto e branco, dorso verde, como cinzento. Bico amarelo-avermelhado. A fêmea é semelhante ao macho diferindo pelas partes inferiores ligeiramente pardacentas e pelo colar negro interrompido.

Alimentação

Caça insetos e alimenta-se de sementes de gramíneas.

Reprodução

Constrói um volumoso ninho esférico no solo. Solitário ou em casais, passa despercebido por seus hábitos discretos. Mesmo o canto (emitido de julho a novembro, período de nidificação) é um chamado agudo, relativamente curto, discreto e tendo uma parte semelhante ao canto do tico-tico, originando o nome comum. Tem em média 2 ninhadas por estação com 2 ovos cada uma.

Hábitos

Vive no chão e área baixa das matas ciliares dos rios, corixos e baías, além das matas secas. A qualquer sinal de perigo, afasta-se em vôos curtos, encobertos pela vegetação densa. Pode ser encontrado nos bandos de aves associados às formigas de correição, caçando insetos fugindo da horda de formigas. Invadiu os biótopos florestais, sendo representante semiterrícola cujo aspecto absolutamente não corresponde ao de uma ave florestal, o que sugere que a sua adaptação a esse ambiente é evento relativamente recente.

Distribuição Geográfica

Presente no oeste de Minas Gerais, norte e centro de São Paulo, sul de Goiás, Mato Grosso, oeste do Pará, Paraguai, Argentina.

Referências

Galeria de Fotos